No primeiro problema do vídeo discutimos como obter a área de um triângulo equilátero através do Teorema de Pitágoras. O problema 2 envolve triângulos retângulos e também é uma aplicação do Teorema de Pitágoras.
Considere que temos um jardim formado por cinco quadrados. Queremos descobrir qual é a área desse jardim sabendo apenas o comprimento da diagonal de um retângulo.
No segundo problema temos um triângulo formado por 4 figuras sendo 3 delas triângulos retângulos congruentes. O objetivo é encontrar o perímetro do triângulo maior. O que temos de informação é um dos lados dos triângulos menores.
Nesse vídeo encontramos 4 figuras diferentes que envolvem triângulos retângulos. Em cada uma das figuras queremos encontrar um certo lado. Para isso utilizaremos o Teorema de Pitágoras.
Temos três quadrados que forma uma figura. Sabemos a área de dois dos quadrados e queremos encontrar a área do terceiro quadrado.
No segundo exercício temos um triângulo XOY reto em O. Traçamos os pontos médios M e N dos catetos. Sabemos os comprimentos XN e MY. Nosso objetivo é encontrar a hipotenusa XY.